terça-feira, 13 de março de 2012


Cabo Directo



Para produzir cabos straight-through (cabo que usa o mesmo esquema de pinos em ambos os lados) podemos usar nas extremidades ou a norma: TIA/EIA T568A ou a norma TIA/EIA T568B.



No caso de ter 2 pc’s e por exemplo um Hub ou um Switch pelo meio, então o cabo a usar é um cabo directo ou straight-through .

Material necessário

Alicate de Cravamento e corte
                       Ficha RJ45
Cabo









Com esta material podemos começar a construir o nosso cabo directo. Vamos a um exemplo mais prático. Imagina que comprei 10 m de cabo UTP 5e (actualmente já se vende Cat 6). Peguem num x-ato e descarnem as extremidades mais ou menos 2 cm. Numa das extremidades coloquem os fios do cabo na ficha segundo a norma T568A e procedam ao cravamento com o alicate. Na outra extremidade coloquem os fios segundo a norma T568B e procedam ao cravamento.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Cabo Cruzado (Corssover)



Bom, imagina que tens 2 computadores em casa e pretende liga-los em rede. Para este efeito vamos usar um cabo cruzado...



A principal diferença entre um um cabo cruzado e um cabo directo, é que no cabo cruzado os fios estão dispostos de forma diferente nas extremidades (troca dos pares 1-2 com os pares 3-6).







Material necessário:



Alicate de Cravamento e corte
                       Ficha RJ45
Cabo








Com esta material podemos começar a construir o nosso cabo cruzado. Vamos a um exemplo mais prático. Imagina que comprei 10 m de cabo UTP 5e (actualmente já se vende Cat 6). Peguem num x-ato e descarnem as extremidades mais ou menos 2 cm. Numa das extremidades coloquem os fios do cabo na ficha segundo a norma T568A e procedam ao cravamento com o alicate. Na outra extremidade coloquem os fios segundo a norma T568B e procedam ao cravamento.